Impacto

Consultores da IMPACTO

Alice Nunes

Alice Nunes, 

Arcanjo Murrube

Arcanjo Murrube é um consultor Licenciado em Ecologia Marinha, Aquática e Costeira pela Universidade Eduardo Mondlane ( UEM). Tem participado como ecologista em vários trabalhos de consultoria em diferentes regiões do país, tendo assim adquirido conhecimentos significativos sobre a Flora e Fauna Costeira de Moçambique. Em 2020 trabalhou como técnico do ambiente no Projecto da TOTAL da fábrica de GNL na Península do Afungi, Distrito de Palma, Norte de Moçambique, onde desempenhou diversas funções, dentre as quais, garantir a correta implementação dos Programas e Planos de Gestão Ambiental concebidos no EIA do projecto GNL, incluindo inspeções ambientais, estudos ecológicos de linha de base, amostragens ecológicas e treinamentos ambientais.

Bento Manuel Viterbo Salema de Freitas

Bento Manuel Viterbo Salema de Freitas, sociólogo, é consultor sénior com mais de 16 anos de experiência de trabalho em várias regiões e cidades de Moçambique. Realizou Estudos Sociais e Avaliações de Impacto Ambiental para várias companhias públicas e privadas, entidades oficiais, ONGs e organizações comunitárias, e representantes de países doadores.

Carlota Quilambo

Carlota Quilambo, consultora sénior com Mestrado em Ciências Botânicas, com mais de 14 anos de experiência em Avaliação de Impacto Ambiental.

Daniela Urbano

Daniela Urbano é formada em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Lisboa, em Portugal, com especialização em Sistemas de Gestão Ambiental. Como consultora ambiental tem experiência em diferentes áreas de gestão e avaliação ambiental, incluindo Avaliação de Impacto Ambiental, Avaliação Ambiental Estratégica, Sustentabilidade, Avaliação de Ciclo de Vida, Construção Sustentável e Certificação Ambiental. O seu envolvimento em vários estudos e projectos em Portugal e Moçambique potenciou a aquisição de conhecimentos em conformidade com a legislação moçambicana e com normas e directivas internacionais relativas ao processo de Avaliação de Impacto Ambiental e outras áreas de gestão e avaliação ambiental.

Felicidade Munguambe Salgado


Felicidade Munguambe Salgado, é Directora de Marketing e Relações Institucionais e especialista em Consulta Pública. Coordenou e realizou mais de 50 processos de Consultas Públicas no âmbito da Avaliação de Impacto Ambiental de projectos de Categoria A, nas áreas de petróleo e gás, minas, barragens e linhas de transmissão de energia, entre outras. Por mais de 10 anos tem desenvolvido actividades corporativas da empresa, incluindo a gestão das relações institucionais. Antes de se juntar à IMPACTO desempenhou as funções de Directora Nacional de Avaliação de Impacto Ambiental no então Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental. No quadro do então MICOA participou na elaboração da legislação ambiental actualmente em vigor em Moçambique.

Herberto Nhampanze

Herberto Nhampanze,  consultor e gestor de projectos desde 2003. Tem largaexperiência de trabalho com comunidades rurais, adquirida na implementação de EIAs de grandes projectos de desenvolvimento. Como Oficial Ambiental de Campo trabalhou em projectos ligados à prospecção de Hidrocarbonetos com a companhia norueguesa DNO, com a SASO e a Anadarko, e em EIAS para a Companhia Vale no Projecto de carvão de Moatize, entre outras.

John Hatton

John Hatton é um dos fundadores da IMPACTO e Director Executivo da empresa. É um Consultor Sénior com mais de 25 anos de experiência na realização de EIAS em Moçambique, Angola e Nicarágua. John Hatton trabalhou como Gestor de Projectos, Consultor Ambiental Sénior e Especialista em Controle de Qualidade para uma ampla variedade de EIAS em conformidade com a legislação nacional e padrões internacionais (Banco Mundial e IFC).

Realizou EIAS para uma ampla variedade de sectores, incluindo a indústria de petróleo e gás, agricultura, turismo, mineração, projectos hidroeléctricos, linhas de transmissão, portos e estradas. Através desta experiência, acumulou conhecimentos sobre EIAS, avaliação de impactos, identificação de medidas mitigação e preparação de Planos de Gestão Ambiental.

José João Jerónimo

José João Jerónimo, consultor sénior, licenciado em Agronomia (opção em Engenharia Rural), com mais de 16 anos de experiência de direcção e coordenação de Estudos de Impacto Ambiental, Planos de Gestão Ambiental, Instrução de Processos e Termos de Referência, nomeadamente projectos de estradas, linhas de transmissão de energia e aquacultura.

Joyce Maguivanhane

Joyce Maguivanhane é Licenciada em Engenharia Ambiental e Gestão de Desastres pela Universidade Técnica de Maputo, UDM. Tem participado em levantamentos socioeconómicos em diferentes regiões do pais. Desde 2013 trabalhou como supervisora  em vários levantamentos socioeconómicos e de inventário patrimonial para o Plano Acção de Reassentamento, RAP, no Projecto da Anadarko da fábrica de LNG na Península do Afungi, Distrito de Palma, Norte de Moçambique. Tem também vasta experiência em Mapeamento GIS e gestão de bases de dados do GIS.

Lourenço Covane

Lourenco Covane é licenciado em Gestão Ambiental, Planificação e Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Pedagógica de Maputo e consultor da IMPACTO desde 1996. Tem participado como especialista de GIS na maioria dos projectos realizados pela IMPACTO. As suas actividades incluem consultoria, análise espacial, identificação de aspectos ambientais relevantes para áreas específicas de projectos, Sistema de Posicionamento Global (GPS) para mapas temáticos e também em gestão e coordenação de projectos.

Luciana Miranda

Luciana Miranda é Engenheira Ambiental com um Mestrado em Engenharia do Ambiente, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. É especializada em Engenharia de Sistemas Ambientais e tem experiência em diferentes áreas de Gestão e Avaliação Ambiental, incluindo a Avaliação de Impacto Ambiental, Gestão de Resíduos, Plano de Gestão Ambiental e Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Luciana Santos

Luciana Santos, consultora sénior, é Mestre em Gestão e Auditorias Ambientes. Tem 10 anos de experiência em Estudos de Impacto Ambiental, Planos de Gestão Ambiental, Avaliação de Riscos, Auditorias Ambientais, elaboração de Sistemas de Gestão Ambiental e processos de Consulta Pública. Recentemente foi coordenadora do Projecto de Avaliação Ambiental Estratégica da Zona Costeira de Moçambique e fez parte da equipa do projecto de Avaliação Ambiental Estratégica para o “Mozambique Regional Gateway Program” que inclui os corredores de desenvolvimento para quatro países vizinhos de Moçambique.

Mia Couto

Mia Couto é um dos fundadores da IMPACTO e assume o cargo de Director Geral da Empresa desde 2009. Tem mais de 20 anos como consultor ambiental. Como profissional na área do Ambiente realizou e coordenou mais de 100 estudos de impacto ambiental para uma ampla gama de projectos de desenvolvimento em vários sectores chave, como petróleo e gás, minas, energia, turismo e transporte.
Além de biólogo, Mia Couto é um escritor de renome internacional, detentor de diversos prémios literários em Moçambique e no estrangeiro.

Naíca Costa

Naíca Costa tem o Bacharelato em Ciências Ambientais e Ecologia e uma licenciatura em Geografia Física da Universidade de Cape Town. Com mais de 10 anos de experiência em estudos ambientais, incluindo Estudos de Impacto Ambiental, Planos de Gestão Ambiental, Processos de Engajamento de Partes Interessadas, Gestão de Projectos e Sistemas de Informação Geográfica (SIG), adquiriu conhecimentos sobre a legislação ambiental em Moçambique e sobre os padrões internacionais. Na sua qualidade de consultora em SIG, além da sua participação em estudos ambientais, possui experiência na área de cadastro e administração de terras, processos de censos e inventários patrimoniais de bens e requisitos para criação e gestão de base de dados relativos a processos de reassentamento.

Sandra Fernandes

Sandra Fernandes é consultora na área da Participação Pública. Posssui larga experiência na organização de reuniões de consulta pública, consulta institucional e de envolvimento comunitário. Organizou e participou em processos de participação pública para diversos projectos de prospecção de hidrocarbonetos, mineração, linhas de transmissão de energia, barragens, estradas, pontes e outros. É actualmente a Coordenadora de Processo de Consulta Pública.

Simoni Pires

Simoni Pires é formada em Ecologia e Conservação da Biodiversidade Terrestre, pela Universidade Eduardo Mondlane. É consultora com experiência em realização de levantamentos ambientais e de biodiversidade, cujos estudos ao longo do país propiciaram a aquisição de conhecimento de diversos conceitos ecológicos, desde espécies a habitats terrestres, costeiros e marinhos. Possui igualmente experiência em diferentes áreas da Gestão e Avaliação Ambiental, desde estudos simplificados à Estudos de Impacto Ambiental completos.

Uke Overvest

Uke Overvest é uma consultora sénior, com mais de 16 anos de experiência em Avaliação de Impacto Ambiental (EIA), Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), Planos de Gestão Ambiental (PGA), Avaliação de Risco Ecológico, Auditoria e Monitoria Ambiental, Sistemas de Gestão Ambiental, Planos de Emergência, Formulação de Políticas Ambientais e Gestão de Projectos. É licenciada em Ciências Biológicas, com um Mestrado em Avaliação e Gestão Ambiental pela Universidade Oxford Brookes no Reino Unido, além de outros certificados como o de Auditoria Ambiental.

Victor Hugo Nicolau

Vitor Hugo Nicolau, consultor sénior da IMPACTO desde 2008, é socioeconomista e antropólogo, com um doutoramento em Estudos Africanos – Antropologia Política. Tem 5 anos de experiência de trabalho na avaliação do impacto ambiental e planos de reassentamento no Norte de Moçambique como gestor.

Yarina Martins

Yarina Martins é licenciada em Sociologia pela Universidade Eduardo Mondlane. Coordenou equipas de campo em estudos sociais para o Projecto LNG no Norte de Moçambique. Preparou também perfis distritais  (componente socioeconómica) para o  Projecto de Avaliação Ambiental Estratégica da Zona Costeira de Moçambique.

Yolanda Simango

Yolanda Simango é Bióloga Marinha de formação e pós-graduada em Gestão de Projectos de Desenvolvimento Sustentável (ISG Moçambique). Participou na elaboração de dezenas de Estudos de Impacto Ambiental, Planos de Gestão Ambiental e Planos de Acção de Reassentamento no âmbito do Licenciamento Ambiental de Projectos de Desenvolvimento em Moçambique. Possui conhecimento sólido e experiência no levantamento de dados para elaboração de estudos ambientais e socioeconómicos, coordenação e supervisão de equipas de campo e reuniões com as comunidades, autoridades governamentais e diferentes partes interessadas.