Impacto

Consultores da IMPACTO

Alice Zua Nunes

Alice Zua Nunes, licenciada em Geografia e mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Possui mais de 12 anos de experiência em trabalhos relacionados com SIG, mapeamento e teledetecção. Acrescentam-se à sua experiência na área espacial, levantamentos e trabalhos socioeconómicos que tem vindo a realizar nos últimos 5 anos. Já trabalhou como consultora de SIG na posição de especialista e gestora de base de dados em 3 empresas. Há mais de 10 anos trabalha como docente nas disciplinas de Análise Espacial e Teledetecção no departamento de Geografia, UEM.

Alima Ibraimo

Alima Ibraimo é uma consultora Ambiental Júnior, Bióloga licenciada em Ecologia e Conservação da Biodiversidade Terrestre pela Universidade Eduardo Mondlane. Juntou-se à equipa da Impacto em 2021, integrando as equipas multidisciplinares na elaboração de estudos ambientais, e participando na monitoria da implementação de planos de gestão ambiental como Oficial Ambiental de Campo.

Arcanjo Murrube

Arcanjo Murrube é um consultor Licenciado em Ecologia Marinha, Aquática e Costeira pela Universidade Eduardo Mondlane ( UEM). Tem participado como ecologista em vários trabalhos de consultoria em diferentes regiões do país, tendo assim adquirido conhecimentos significativos sobre a Flora e Fauna Costeira de Moçambique. Em 2020 trabalhou como técnico do ambiente no Projecto da TOTAL da fábrica de GNL na Península do Afungi, Distrito de Palma, Norte de Moçambique, onde desempenhou diversas funções, dentre as quais, garantir a correta implementação dos Programas e Planos de Gestão Ambiental concebidos no EIA do projecto GNL, incluindo inspeções ambientais, estudos ecológicos de linha de base, amostragens ecológicas e treinamentos ambientais.

Carlota Quilambo

Carlota Quilambo, é consultora sénior, com o grau de Mestrado em Ciências Botânicas. Ao longo de mais de 20 anos de carreira adquiriu um bom domínio de processos de AIA e da legislação ambiental de Moçambique, bem como de melhores práticas internacionais aplicáveis a uma diversidade de projectos. Tem desempenhado funções tais como Gestora de Projecto/Chefe de Equipa, numa série de projectos complexos. A sua experiência inclui a Gestão de Projectos, a identificação e avaliação de impactos ambientais, a preparação de Planos de Gestão Ambiental, a realização de Auditorias Ambientais, assim como a coordenação e facilitação de processos de Consulta Pública/Engajamento Comunitário aos níveis Provincial, Distrital e Comunitário.

Felicidade Munguambe Salgado


Felicidade Munguambe Salgado, é Directora de Marketing e Relações Institucionais e especialista em Consulta Pública. Coordenou e realizou mais de 50 processos de Consultas Públicas no âmbito da Avaliação de Impacto Ambiental de projectos de Categoria A, nas áreas de petróleo e gás, minas, barragens e linhas de transmissão de energia, entre outras. Por mais de 10 anos tem desenvolvido actividades corporativas da empresa, incluindo a gestão das relações institucionais. Antes de se juntar à IMPACTO desempenhou as funções de Directora Nacional de Avaliação de Impacto Ambiental no então Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental. No quadro do então MICOA participou na elaboração da legislação ambiental actualmente em vigor em Moçambique.

Herberto Nhampanze

Herberto Nhampanze, é consultor e gestor de projetos desde 2003. Possui ampla experiência de trabalho com comunidades rurais, adquirida durante a implementação de EIAs de grandes projetos de desenvolvimento, especialmente actuando como Oficial Ambiental de Campo. Tem experiência na implementação de planos de gestão ambiental e social em conformidade com as leis e regulamentos nacionais e com as políticas de salvaguarda do Banco Mundial. O consultor tem trabalhado igualmente na área de saúde e segurança e adquiriu experiência em questões relacionadas à gestão de saúde e segurança, incluindo, seguindo as melhores práticas internacionais, incluindo os requisitos do IFC, Banco Mundial e Princípios do Equador. Além disso, o consultor possui ampla experiência na realização de Auditorias Ambientais, tendo participado de diversas auditorias em todo o país.

John Hatton

John Hatton é um dos fundadores da IMPACTO e Director Executivo da empresa. É um Consultor Sénior com mais de 30 anos de experiência na realização de EIAS em Moçambique, Angola e Nicarágua. John Hatton trabalhou como Gestor de Projectos, Consultor Ambiental Sénior e Especialista em Controle de Qualidade para uma ampla variedade de EIAS em conformidade com a legislação nacional e padrões internacionais (Banco Mundial e IFC).

Realizou EIAS para uma ampla variedade de sectores, incluindo a indústria de petróleo e gás, agricultura, turismo, mineração, projectos hidroeléctricos, linhas de transmissão, portos e estradas. Através desta experiência, acumulou conhecimentos sobre EIAS, avaliação de impactos, identificação de medidas mitigação e preparação de Planos de Gestão Ambiental.

José João Jerónimo

José João Jerónimo é licenciado em Engenharia Agronómica (opção de Engenharia Rural), tendo acumulado uma vasta experiência em projectos de desenvolvimento rural, durante os cerca de 22 anos de trabalho como agrónomo. Como consultor, o Sr. Jerónimo tem levado a cabo pesquisas e Estudos de Impacto Ambiental em vários projectos por todo o país, tendo acumulado uma vasta experiência da ecologia e da socio-economia do país. O consultor está bastante familiarizado com a nova legislação ambiental moçambicana possuindo elevada experiência na elaboração de Estudos de Impacto Ambiental, Planos de Gestão Ambiental, Processos de Consulta Pública e Planeamento do Uso da Terra, principalmente para projectos de aquacultura, agrícolas, construção e reabilitação de estradas, linhas de transmissão de energia e centrais eléctricas.

Joyce Maguivanhane

Joyce Maguivanhane é consultora ambiental formada emEngenharia Ambiental e gestão de desastres da Universidade Técnica de Moçambique e trabalha na IMPACTO desde 2007. Ela tem uma vasta experiência como técnica de GIS e consultora ambiental, com uma excelente compreensão da recolha e análise de dados, análise espacial, mapeamento de cadastro e sistemas de apoio à decisão, tais como GIS e sensoriamento remoto. Ela é experiente na preparação de estudos ambientais, planos de gestão ambiental e planos de acção de reassentamento no âmbito do Licenciamento Ambiental de Projectos de Desenvolvimento em Moçambique, com amplo conhecimento dos quadros jurídicos nacionais e normas internacionais sobre avaliação de impacto ambiental e reassentamento. Além disso, possui fortes competências de gestão de projectos em áreas remotas e é excelente na coordenação e supervisão de equipas no terreno e na colaboração com várias partes interessadas.

Lourenço Covane

Lourenco Covane é Licenciado em Gestão Ambiental, Planificação e Desenvolvimento Comunitário. O Consultor é parte do quadro de consultores da IMPACTO desde 1996, onde adquiriu uma larga experiência em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) em Estudos de Impacto Ambiental, Planos de Gestão Ambiental, Auditoria Ambiental, estudos ecológicos e avaliação de riscos ecológicos. Lourenço Covane tem estado envolvido numa diversidade de projecto, tendo adquirido uma vasta experiência em concepção e gestão de bases de dados cartográficos. Simultaneamente adquiriu um profundo conhecimento da legislação e do processo de licenciamento ambiental em Moçambique. As suas funções na IMPACTO incluem, entre outras, Análise Espaciais, Análises em 3D, assim como a identificação de características ambientais sensíveis em áreas propostas para a implementação de projectos, com base na interpretação de imagens de satélite e fotografias aéreas e uso de sistemas de posicionamento geográfico (GPS) para a produção de mapas temáticos. Este trabalho é frequentemente realizado em conexão com processos de Avaliação de Impacto Ambiental (i.e. licenciamento ambiental, renovação de Planos de Gestão Ambiental / renovação de licenças ambientais).

Luciana Santos

Luciana Santos é Directora Técnica da IMPACTO desde 2017, coordenando a equipa de consultores da IMPACTO e todos os projectos, e assegurando que a qualidade de trabalho produzido supere as expectativas dos nossos clientes. Paralelamente, com um mestrado em gestão e auditorias ambientais, tem mais de 15 anos de experiência, continuando a participar em estudos de impacto ambiental e social, bem como em auditorias de conformidade ambiental. Ao longo destes anos de experiência, trabalhou com vários clientes do sector público e privado em Moçambique, e geriu vários projectos em conformidade com os padrões moçambicanos e padrões internacionais (Banco Mundial, IFC, União Europeia, Equator, AFDB entre outros).

Mia Couto

Mia Couto é um dos fundadores da IMPACTO e assume o cargo de Administrador desde 2018. Tem mais de 30 anos de experiência como consultor ambiental. Como profissional na área do Ambiente realizou e coordenou mais de 100 estudos de impacto ambiental para uma ampla gama de projectos de desenvolvimento em vários sectores chave, como petróleo e gás, minas, energia, turismo e transporte.
Além de biólogo, Mia Couto é um escritor de renome internacional, detentor de diversos prémios literários em Moçambique e no estrangeiro.

Naíca Costa

Naíca Costa tem um Bacharelato em Ciências Ambientais e Ecologia e uma licenciatura em Geografia Física da Universidade de Cape Town. Com mais de 10 anos de experiência em estudos ambientais, incluindo Estudos de Impacto Ambiental, Planos de Gestão Ambiental, Processos de Engajamento de Partes Interessadas, Gestão de Projectos e Sistemas de Informação Geográfica (SIG), adquiriu conhecimentos sobre a legislação ambiental em Moçambique e sobre os padrões internacionais. Na sua qualidade de consultora em SIG, além da sua participação em estudos ambientais, possui experiência na área de cadastro e administração de terras, processos de censos e inventários patrimoniais de bens e requisitos para criação e gestão de bases de dados relativos a processos de reassentamento.

Sandra Fernandes

Sandra Fernandes é consultora na área da Participação Pública, com mais de 20 anos de experiência em processos de participação pública para diversos projectos de prospecção de hidrocarbonetos, mineração, linhas de transmissão de energia, barragens, estradas, pontes e outros, adquirindo assim larga experiência na organização de várias reuniões de consulta pública, consulta institucional e envolvimento comunitário, a nível nacional. Tem pleno conhecimento da estrutura legal e institucional no âmbito do processo de participação pública e padrões internacionais para as boas práticas de participação pública. É actualmente a Coordenadora de Consulta Pública.

Simoni Pires

Simoni Pires é formada em Ecologia e Conservação da Biodiversidade Terrestre, pela Universidade Eduardo Mondlane. É consultora com experiência em realização de levantamentos ambientais e de biodiversidade, cujos estudos ao longo do país propiciaram a aquisição de conhecimento de diversos conceitos ecológicos, desde espécies a habitats terrestres, costeiros e marinhos. Possui igualmente experiência em diferentes áreas da Gestão e Avaliação Ambiental, assim como conhecimento sobre o recente conceito em Moçambique de Contrabalanços de Biodiversidade e hierarquia de mitigação.

Uke Overvest

Uke Overvest é uma consultora sénior, com mais de 25 anos de experiência em Avaliação de Impacto Ambiental (EIA), Planos de Gestão Ambiental (PGA), Auditoria e Monitoria Ambiental, Sistemas de Gestão Ambiental, Planos de Emergência, Planos de Gestão de Resíduos, formulação de Políticas Ambientais, Legislação Ambiental e Gestão de Projectos. É licenciada em Ciências Biológicas, com um Mestrado em Avaliação e Gestão Ambiental pela Universidade Oxford Brookes no Reino Unido, além de outros certificados como o de Auditoria Ambiental.

Victor Hugo Nicolau

Vitor Hugo Nicolau, consultor sénior da IMPACTO desde 2008, é socioeconomista e antropólogo, com um doutoramento em Estudos Africanos – Antropologia Política. Tem 15 anos de experiência de trabalho na avaliação do impacto ambiental, estudos de antropologia no âmbito de projectos de desenvolvimento e planos de reassentamento em Moçambique.

Yarina Martins

Yarina Martins possui o grau de licenciatura em Sociologia pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e mais de 10 anos de experiência na área Social e de Reassentamento, complementada por capacitações profissionais em áreas de gestão de projectos, reassentamento e sustentabilidade social e avaliação de riscos ocupacionais e impactos na saúde. Na área Social, o seu portfólio inclui uma variedade de áreas de estudos e cobre todos os aspectos relacionados a violência baseada no género (VBG). Possui um forte domínio de todos os componentes de envolvimento comunitário e comunicação e coordenação de diferentes tipos de partes interessadas e afectadas (PIAs). Como Especialista em Reassentamento, tem experiência na planificação, coordenação e implementação de processos de reassentamento, com entendimento integral da legislação nacional e das normas internacionais como as do IFC, Banco Mundial, BAD, entre outros. Acrescentam-se à sua experiência, trabalhos mais recentes de Auditoria, com foco para as componentes social e de VBG.

Yolanda Simango

Yolanda Simango é Bióloga Marinha de formação e pós-graduada em Gestão de Projectos de Desenvolvimento Sustentável (ISG Moçambique), com conhecimento e experiência na elaboração de estudos ambientais simplificados, planos de gestão ambiental e planos de acção de reassentamento no âmbito do Licenciamento Ambiental de Projectos de Desenvolvimento em Moçambique. Possui igualmente bons conhecimentos do quadro legal nacional e padrões internacionais em matérias de avaliação de impacto ambiental e reassentamento. As suas tarefas frequentemente incluem assistência e gestão de projectos; levantamento de dados para elaboração de estudos ambientais e socioeconómicos; coordenação e supervisão de equipas de campo e; reuniões com as comunidades, autoridades governamentais e diferentes partes interessadas