Projecto para a Construção de uma Central Eléctrica na Margem Norte do Rio Zambeze – Actualização do Estudo de Impacto Ambiental e Social
Cliente:
Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), S. A.
Província abrangida:
Tete
Distritos abrangidos:
Cahora Bassa e Marávia
A Hidroeléctrica de Cahora Bassa pretende desenvolver o projecto da Central Norte, uma infra-estrutura hidráulica subterrânea semelhante à Central Sul existente, porém de menor dimensão. A nova central será construída na margem norte da albufeira, junto à barragem de Cahora Bassa, no distrito de Marávia.
O projecto já passou por um processo de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), tendo sido elaborado um Estudo de Impacto Ambiental e Social (EIAS) em 2013.
A IMPACTO, em parceria com a SWECO, foi contratada para actualizar o EIAS e o respectivo Plano de Gestão Ambiental e Social (PGAS), garantindo conformidade com a legislação nacional, os Princípios de Sustentabilidade de Energia Hidroeléctrica e as Salvaguardas Ambientais e Sociais do Banco Mundial.
A actualização do EIAS foi precedida pela elaboração dos Termos de Referência, conforme solicitado pelo MAAP. O estudo considera a área de influência directa (distritos de Cahora Bassa e Marávia) e a área de influência indirecta até ao delta do rio Zambeze.
Estudos especializados em curso pela IMPACTO e SWECO:
- Ecologia terrestre (estações chuvosa e seca)
- Ecologia aquática (estações chuvosa e seca)
- Hidrologia
- Geomorfologia
- Solos
- Qualidade do ar
- Ruído
- Alterações climáticas
- Salvaguardas internacionais
- Socioeconomia
- Género
- Arqueologia e património cultural
- Saúde pública, saúde e segurança
Os resultados serão integrados no EIAS e no PGAS, que serão posteriormente submetidos à consulta pública.

