Impacto

Reunião do Fórum das Partes Interessadas e Afectadas (PI&As)

Data de Publicação: 02/03/2017

EIA para o Proposto Oleoduto a partir da Unidade de Processamento de Líquidos de Temane para uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Escoamento em mar, na Província de Inhambane, Moçambique

 

Reunião do Fórum das Partes Interessadas e Afectadas (PI&As)

A IMPACTO em parceria com a ERM, irá promover no dia 3 de Março, a Segunda Reunião do Fórum das PI&A´s para o projecto do Oleoduto a partir da Unidade de Processamento de Líquidos (LPF) em Temane, adjacente à existente Unidade Central de Processamento (CPF) em Temane para uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Exportação (FSO) em Mar, na Província de Inhambane.

O Fórum foi criado no âmbito do Processo da Avaliação do Impacto Ambiental (AIA) do Projecto proposto com o objectivo de criar uma plataforma de interacção regular entre o Projecto e as PI&A´s sobre os desenvolvimentos do projecto e do Processo de AIA, onde preocupações e contribuições específicas das PI&A’s podem ser discutidas em detalhe. Neste Fórum pretende-se promover discussões produtivas, profundas e efectivas cujos resultados são integrados no processo de AIA e na implementação do Projecto.

Um mecanismo de reclamações também foi estabelecido para permitir que as partes interessadas transmitam as suas questões à Sasol de forma que se possa buscar soluções conjuntas.

As reuniões do Fórum constituem um veículo adicional de envolvimento, para além das reuniões de consulta pública exigidas por lei em Processos de AIA.

A primeira Reunião do Fórum das PI&A´s foi realizada em Fevereiro de 2016 e contou com representantes das comunidades da área do projecto, decisores, pessoas influentes bem como partes interessadas da Cidade de Inhambane, Vilankulo, Inhassoro e Bazaruto.