Impacto

A IMPACTO nas obras da Barragem de Corumana – Gestão Social e Ambiental

Data de Publicação: 03/05/2015

No primeiro trimestre de 2015, a equipa da IMPACTO no Projecto da Barragem de Corumana tem estado envolvida na preparação do Plano de Gestão Ambiental (PGA) e no Plano de Reassentamento (RAP). Nesta preparação participam as comunidades que hoje vivem na área que será afectada pelas obras, além da Administração Distrital e outras partes interessadas.

Os especialistas da IMPACTO preparam o levantamento socioeconómico que deve abranger todos os residentes com as suas habitações e machambas, tendo em vista o Reassentamento. O Plano de Reassentamento ou RAP, constitui uma componente fundamental neste e noutros Projectos e é um dos domínios em que a Impacto tem grande experiência.

O governo de Moçambique pretende  aumentar o rendimento da Barragem de Corumana para melhorar o abastecimento de água à Região Metropolitana de Maputo. Essa é a razão das obras civis que estão em curso e constituem a fase de conclusão da Barragem. A primeira fase foi executada na década de 80.

A IMPACTO participa neste Projecto como Provedor dos Serviços Ambientais e Sociais. Estes serviços são garantidos por uma equipa de Consultores Residentes no local das obras e pela equipa de apoio de Consultores Especializados permanentes na Impacto.